
Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Insanos, do Grupo de Teatro Insanos
Tipo de projeto
Espetáculo
Data
25/04/2025
Local
Sala Milson Henriques - Espaço Cultural Sônia Cabral
Na quinta-feira, 25/04, às 21h, o Grupo de Teatro Insanos apresentou o espetáculo "Insanos" na Sala Milson Henriques – Espaço Cultural Sônia Cabral.
Resultado de uma longa pesquisa, o espetáculo mostra os devaneios de uma pessoa que sofre dos males da esquizofrenia. Suas ânsias de morte e seu desejo de ser Deus para salvar todo o mundo! Um ensaio sobre a esquizofrenia com nuances de um terror vampiresco. Um ser "no sense" que em suas alucinações acredita que Deus o escolheu para ficar em seu lugar... Psicopata assassino e paranóico passeia por seus delírios regados de sangue e morte enquanto narra sua infância problemática e escreve um novo livro de Leis espirituais que ele chama de nova Bíblia baseada em suas teorias de certo e errado.
As sombras que o perseguem e as vozes que ecoam em sua mente o direcionam em sua jornada de sublimação divina. O autor se apropria de trechos Santos e profanos em alguns momentos o que tornam a experiência da atuação mais tensa e marcante. A crença do personagem de que tudo que ele faz está autorizado por um Deus que ele "ilusiona" como material em feitiços e orações lunáticas criadas para a invocação de um "big bang" em seu interior, o faz aterrorizar enquanto clama pela atenção do público.
O roteiro de “INSANOS” propõe diversos estágios da loucura de pessoas que sofrem com os sintomas da esquizofrenia que vão desde ouvir vozes sem corpo até ter ilusões óticas de vultos e sombras. Tende-se no espetáculo a mostrar a realidade dos pensamentos do indivíduo sofredor dos males. O que seu subconsciente fala enquanto ele encara fatos de seu meio social.
As cenas são escritas baseadas nos depoimentos de pessoas diagnosticadas com o Código Internacional de Doenças: CID – 10 F22, e são divididas em períodos distinto, mas não sequenciais. São os problemas que dão o gatilho para o desenvolvimento da doença. A família, a sociedade, a religião, o abuso de drogas ou os abusos sexuais são destrinchados de uma maneira curta e direta. O Texto se funde à cena e a cada tentativa de expô-lo, nascia a necessidade de mostrar o fato.







































